Seguidores de celino

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Revolução Industrial

     A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.
      A primeira indústrias a utilizar máquinas - ou seja, a se mecanizar- foi a de tecidos de algodão.O empresariado inglês interessou-se por esse ramo porque  havia grande procura por esses tecidos em todo o mundo.

A Busca do Ouro e Diamantes

    Desde cedo,os bandeirantes encontraram pequenas quantidades de ouro no leito dos rios. No século XVII, uma crise econômica levou o rei de Portugal a escrever aos bandeirantes para que procurassem ouro e pedras preciosas no sertão.

Os soldados

    Desde o início da colonização, piratas franceses, ingleses e holandeses atacaram o litoral brasileiro, levando daqui o pau-brasil e outras riquezas da terra; muitas vezes, esses piratas se aliavam a grupos indígenas  (revoltados contra o domínio português). Na região onde é hoje a Paraíba, por exemplo, os franceses mantinham estreita ligação com os Potiguara.

A Marcha da colonização na América portuguesa

    Até o final do século XVI a população luso-brasileira vivia no litoral.Na época, a locomoção pelo interior era difícil e os indígenas ofereciam dura resistência á ocupação de suas terras.
     A Partir de então, essa situação começou a mudar: a colonização avançou , tanto para o inferior quando pelo litoral. Esse avanço se deveu á ação dos soldados; dos bandeirantes; dos jesuítas e dos criadores de gado.